top of page

JAGUARIUNA MAIS UMA VEZ TRIUNFANTE COM O TAEKWONDO – POOMSAE.

No último dia 17, atletas que treinam na Alliance Jaguariúna, Estúdio NR e Jaguar Tênis Clube com o Professor José Luiz Olímpio Teodoro, saíram entusiasmados de Jaguariúna em direção à Campinas, com o ônibus cedido pela prefeitura municipal, para um dia de grandes desafios, conquistas e superação. Mais do que isso, esperavam um dia de aprendizado daqueles que ficam para sempre na memória ou, quando não, deixam seu registro nos afetos. Essas foram as expectativas para o Terceiro Campeonato Nacional de Poomsae. Poomsae é um conjunto de movimentos de ataque e defesa que são o resultado do cultivo do espírito do Taekwondo e de suas técnicas, cuja complexidade varia de acordo com a graduação.

O evento teve início pontualmente, às 9h00 em Campinas, pela voz do seu organizador Mestre Evandro, presidente da Brazil Taekwondo Academy, quem deu as boas vindas aos atletas e expectadores. Mestre Sobrinho, o primeiro mestre de Taekwondo que se formou no Brasil, agradeceu aos organizadores e a todos os presentes e falou da importância do Poomse “é técnica, equilíbrio, eficiência, disciplina e respeito – é a cereja do bolo do Taekwondo, que está crescendo muito no Brasil”. Mestre Evandro incentivou os alunos a transporem seus próprios limites – “o meu Taekwondo não tem que ser melhor do que o dele, porque não somos iguais; o meu Taekwondo tem que ser melhor do que o meu”. Outras celebridades do esporte estiveram presentes como o campeão sul-americano Márcio Losada e a medalhista, eleita durante dois anos consecutivos a melhor atleta brasileira de Poomse, Manuela Pontual, que homenageou e agradeceu os grandes mestres presentes com a entrega de medalhas. Dona Carmem, quem abriu as portas do Colégio Doctus para o evento, trouxe palavras de incentivo ao esporte. Após a execução do hino nacional deu-se início às competições.

Com muita técnica, os atletas encheram os olhos do público presente de aproximadamente cem pessoas, entre familiares de atletas e simpatizantes da arte marcial. A apresentação do Free Style agitou e contagiou a audiência com sequências livres de golpes e acrobacias.

A Associação Tchon–Ji de Taekwondo de Jaguariúna, Campinas e Bueno Brandão foi a vencedora da competição trazendo o troféu por equipes. Os atletas de Jaguariúna trouxeram trinta medalhas para nossa cidade. Foram onze medalhas de ouro, oito de prata e 11 de bronze.

Para Ana, medalhista de ouro em sua primeira competição, foi uma experiência e tanto - “acordei de madrugada fazendo os golpes, estava muito ansiosa. Depois que terminou a apresentação senti uma emoção muito grande, na minha idade, com 65 anos, é uma superação”, afirmou. Ana foi destaque com a pontuação mais alta da disputa de coloridas. Parabéns Ana!

Para Ícaro, 11 anos, medalha de ouro, vencer não é somente uma conquista – “significa que estou melhorando e também é uma conquista”. Sophia, 09 anos, também levou o primeiro lugar e considerou que sua vitória veio de muito esforço “foi uma conquista porque comecei a treinar rápido o poomsae da minha faixa - no primeiro dia depois do exame de faixa, o kiosanim me ensinou a sequência. Depois treinei para aperfeiçoar. Mas o que me fez ganhar mesmo foi minha coragem e seguir o que o mestre ensinou. Quero agradecer o kiosanim acima de tudo, porque ele me ensinou tudo”. A mãe de Nicolas, Karen, veio pela primeira vez em uma competição de poomsae do filho. “Assim como ele, eu estava ansiosa, mas me mantive firme para apoiá-lo. Procurei estar com ele para dar segurança. Ao final, foi mais tranquilo do que eu imaginava. Talvez eu esteja mais preparada para a próxima”, afirmou.

[if gte vml 1]><v:shapetype id="_x0000_t75" coordsize="21600,21600" o:spt="75" o:preferrelative="t" path="m@4@5l@4@11@9@11@9@5xe" filled="f" stroked="f"> <v:stroke joinstyle="miter"></v:stroke> <v:formulas> <v:f eqn="if lineDrawn pixelLineWidth 0"></v:f> <v:f eqn="sum @0 1 0"></v:f> <v:f eqn="sum 0 0 @1"></v:f> <v:f eqn="prod @2 1 2"></v:f> <v:f eqn="prod @3 21600 pixelWidth"></v:f> <v:f eqn="prod @3 21600 pixelHeight"></v:f> <v:f eqn="sum @0 0 1"></v:f> <v:f eqn="prod @6 1 2"></v:f> <v:f eqn="prod @7 21600 pixelWidth"></v:f> <v:f eqn="sum @8 21600 0"></v:f> <v:f eqn="prod @7 21600 pixelHeight"></v:f> <v:f eqn="sum @10 21600 0"></v:f> </v:formulas> <v:path o:extrusionok="f" gradientshapeok="t" o:connecttype="rect"></v:path> <o:lock v:ext="edit" aspectratio="t"></o:lock> </v:shapetype><v:shape id="Imagem_x0020_5" o:spid="_x0000_i1025" type="#_x0000_t75" style='width:186pt;height:331.5pt;visibility:visible;mso-wrap-style:square'> <v:imagedata src="file:///C:/Users/vidat/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.jpg" o:title=""></v:imagedata> </v:shape><![endif][if !vml][endif]

Parabéns a todos os participantes e ao kiosanim José Olímpio Teodoro! O nosso muito obrigada aos pais, responsáveis e amigos que sempre reforçam a auto estima, confiança, perseverança, dedicação e orgulho desses nossos queridos atletas. Agradecemos à Secretaria de Esportes e Lazer de Jaguariúna, em nome de Rafael Blanco, que sempre está conosco no apoio à segurança e à integração dos participantes de eventos.


VidAtiva – Movimento e Bem-estar


Destaques
Recentes
bottom of page