top of page

YOGA – Nada como o frio para esquentar ideias.


Em um desses dias com o friozinho batendo nas tardes de Jaguariúna, a Professora Eloisa Wadt e sua dedicada aluna Carol tiveram a vontade de praticar essa atividade tão relaxante, Yoga, desfrutando o sol que aquecia a área externa do VidAtiva – Movimento e Bem-estar.

E a concentração com o movimento da rua? Perguntei a ela. Serenamente me respondeu: “Yoga, com o envolvimento do ser nos movimentos pode ser realizado com conforto nos lugares escolhidos, logo tudo fica ausente, só restamos nós envolvidos na prática”.

E assim foi, amparada pela energia dos palmitos que crescem e outras plantas que embelezam o jardim, Eloisa e Carol lá estiveram, com essa proposta que nos encantou, como nos encanta a magia do Yoga, sempre com alternativas para momentos ainda mais felizes!


Vivenciar o Yoga é motivador para irmos além das nossas conhecidas possibilidades de movimento, de concentração, de autoconhecimento e reforço da autoestima. Yoga, inclusive e fundamentalmente, para pessoas com mais de 50 anos é uma proposta que está sendo formalizada por nós e os benefícios dessa prática estão apresentados a seguir.


YOGA – para pessoas com mais de 50 anos

Os benefícios do Yoga para a saúde do corpo e da mente são bastante conhecidos, que atuam, por exemplo, na melhora da pressão arterial, na diminuição da dor lombar, no estímulo da coordenação, do equilíbrio e da postura.

Também é sabido que a idade não é um limite para esse exercício milenar, como uma atividade que melhora o funcionamento global do organismo, induzindo à concentração e à calma. Não é possível estar ausente na prática do Yoga, com o trabalho de respiração e consciência ganha-se a disposição para a atividade e o prazer em si mesmo, reconhecendo-se nos movimentos.

Esse estado é verdadeiro para as pessoas em diferentes idades, orientadas nos movimentos que correspondam às necessidades e busca de cada um. Movimentos compassados e com respeito às possibilidades também individuais, tornando as atividades mais eficientes e com menos gasto energético, quando preciso.

Pode-se afirmar que é comum pessoas em seus 50 anos ou mais desfrutarem de uma maior constância e possuírem maior firmeza nas decisões, construídas, em certa medida, pelas experiências dos anos vividos até então, com maior vigor e desprendimento. O corpo nesse momento pode não responder com tamanha facilidade aos movimentos, com um metabolismo mais lento e articulações mais duras, sobrecarregando e pressionando determinadas partes em detrimento de outras.

Nesse tempo, de responsabilidades aliviadas, ou no trabalho, ou na atenção à família, o convite para a realização do Yoga é sensacional, possibilitando um estado físico e emocional melhorado na conquista de uma realização que tem a pessoa como principal mentor, com orientação, sabedoria e vontade.

Disponível em: http://institutomongeralaegon.org/saude/conheca-os-beneficios-da-ioga-para-maiores-de-50-anos e http://apaixonadosporyoga.blogspot.com.br/2014/07/a-pratica-de-yoga-de-acordo-com-sua.html, consulta em junho de 2017.


Professora Eloisa Wadt, no VidAtiva – Movimento e Bem-estar


Destaques
Recentes
bottom of page