top of page

O Pilates e a liberdade de movimentos físicos na vida

Liberdade na vida significa, sobretudo, a possibilidade de expressão das nossas ideias e sentimentos e a escolha do que fazer. Expressar ideias e sentimentos é uma das melhores regras estabelecidas para o convívio social justo e saudável, além do fortalecimento da autoestima pessoal. Quanto a escolha do que fazer, mesmo podendo ser feita, salientamos a dependência de condições favoráveis, tanto materiais como físicas. Nesse sentido, considerando-se as condições físicas como limitantes, dedicaremos nossas considerações sobre a prática do Pilates, que amplia muito a escolha de fazer atividades produtivas no trabalho ou no estudo, assim como outras atividades de esportes e lazer, na expressão da liberdade na vida.

O Método Pilates foi criado pelo revolucionário Joseph H. Pilates (1880-1967), abordando a saúde, a qualidade de vida e como a atividade física é fundamental para a prevenção e cura das doenças, método que chamou de Contrologia.

Várias técnicas são utilizadas no Pilates para o bem-estar e saúde do corpo, focando no fortalecimento muscular como suporte ao alívio das dores. Uma noite mal dormida, um exercício físico intenso, uma indisposição por movimentos bruscos, cansaço pelo levantamento de pesos, dores atribuídas aos desgastes físicos pela idade, pelos movimentos repetitivos ou mesmo dores motivadas pela falta de movimento, inclusive falta de estímulo, são alguns dos sofrimentos físicos e mentais que são aliviados com o apoio do autoconhecimento do corpo e suas manifestações, através da prática do Pilates. Para tanto, o condicionamento postural é essencial, trabalhando o alongamento, o tônus muscular, a flexibilidade e o fortalecimento, proporcionando a sustentação da musculatura e favorecendo o equilíbrio corporal.

Assim, pelos movimentos propostos pela Contrologia, desenvolvem-se além do alongamento e flexibilidade, a força, o equilíbrio e a coordenação, baseados em um cuidadoso e elaborado condicionamento postural individual, que se concretiza no autoconhecimento, em um programa de exercícios direcionado e adaptado, progressivamente, na evolução de cada pessoa.

Pelo esforço, dedicação e compreensão do método, os resultados são muito eficazes no acompanhamento de programas de saúde, na reabilitação e tratamento de patologias. Isso pode ser resumido nas palavras de Joseph H. Pilates:

​“Ao fim de dez horas, você sente a diferença, ao fim de vinte, você vê a diferença, e ao fim de trinta, você terá um corpo novo”.

Por fim, podemos certamente afirmar que o Pilates é uma das garantias da liberdade de movimentos físicos na vida. Vida essa, que nos alimenta da alegria de conquistarmos aquilo que queremos fazer, com o alívio das limitações do corpo.


Comments


Destaques
Recentes
bottom of page