top of page

Está na hora de cuidar de VOCÊ! PILATES: AO ENCONTRO DO EQUILÍBRIO

Todos sabem da importância de praticar exercícios físicos e de se alimentar na busca de uma vida mais saudável e equilibrada. Porém, muitos entendem isso como um sacrifício, buscando atividades que não agradam e dietas intensas e nada prazerosas. Desta forma, realmente se torna difícil a motivação para manter a qualidade de vida de forma agradável e para a vida toda. Sugerimos uma visão diferente, com mudança de atitude e de ações no dia-a-dia a partir do autoconhecimento, indispensável nesta busca. Atitude, que leva ao encontro do prazer em alguma atividade, que proporcione um equilíbrio saudável na vida e um ambiente de amizade, de cuidado conosco e de paz.

- “Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas.”

- “Não interessa o que você faz, e sim como você faz.”

- “Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas

de ginástica.”

- “Seu corpo é seu maior bem, ele guarda e reflete sua alma. Cuide dele como se fosse uma pedra

preciosa e nós o lapidaremos.”

(Joseph Pilates).

Nesta perspectiva, o Pilates se torna uma excelente opção como atividade física que traz o equilíbrio do corpo como um todo, cuidando de você de forma personalizada, aliviando as dores, revelando o potencial que existe em cada um de nós, na transformação daquilo que sonhamos para uma vida mais plena e feliz.


- “Respeite seu próprio ritmo.”

- “Os benefícios do Pilates só dependem da execução dos exercícios. As instruções devem ser

seguidas com fidelidade.”

(Joseph Pilates).


Tudo isso é possível de ser encontrado no VidAtiva - Movimento e Bem-estar, com profissionais qualificados no método e na sua necessidade, cuidando de você de forma especializada, mantendo a sua vida harmoniosa, sem dores, com alívio do estresse para noites melhor dormidas e dias melhor vividos!

(www.vidativajaguariuna.com.br).

O que é o Pilates então?

Pilates é um método de condicionamento físico e mental, criado por Joseph Pilates, nascido na Alemanha (1880-1967), que dedicou sua vida no desenvolvimento de exercícios que favorecem o conhecimento e controle corporal, superando e aliviando os maus-tratos da nossa vida cotidiana que afetam a nossa saúde e a coluna vertebral. Joseph Pilates teve a saúde na infância complicada com asma, raquitismo e febre reumática o que o impulsionou a desenvolver o método, influenciado pela filosofia de cura de sua mãe naturopata e de seu pai premiado ginasta. Motivado a superar suas desvantagens físicas, dedicou toda a sua vida a melhorar a sua saúde e força, estudando e praticando diversas atividades, como ginástica, natação, boxe, yoga e muito mais, obtendo com isso grande êxito. Surge então o método que denominou de Contrologia, tão conhecido hoje como Pilates. Já em 1914, Joseph se dedicou na recuperação e fortalecimento de conterrâneos nos campos de concentração na Inglaterra, no tempo em que esteve aprisionado na Primeira Guerra Mundial. Apesar das precárias condições de saúde em que se encontravam, Pilates insistia para que todos participassem dos exercícios diários para manter o bem-estar físico e mental, obtendo excelentes resultados na contenção de epidemias e na melhora do quadro clínico das pessoas que lá estavam. Com esse desafio desenvolveu exercícios como apoio de molas improvisadas entre outros materiais, o que o inspirou para o desenvolvimento dos equipamentos que conhecemos hoje para essa prática. No início dos anos 20 mudou-se para os Estados Unidos com sua esposa Clara onde aperfeiçoou o método, ganhando grande visibilidade por ter como alunos grandes dançarinos de Ballet. O Pilates hoje está no mundo todo, conhecido pelos resultados fundamentados nas técnicas e pela concepção de vida de Joseph, como um importante legado deixado por ele, na busca do bem-estar, qualidade de vida e principalmente para uma vida mais harmoniosa e equilibrada.


- “Eu inventei todas as máquinas. Em 1925 eu as usei para exercitar pacientes reumáticos. Veja,

você vê a máquina resistir a seus movimentos de modo certo, então seus músculos internos terão que trabalhar contra a resistência, dessa maneira, você se concentra no movimento. Você deve executá-lo sempre suave e lento e então seu corpo inteiro trabalha e está presente.”

- “Nem muito pouco, nem em excesso.”

(Joseph Pilates).

Como e onde praticar?

Para a realização dos movimentos no Pilates utilizam-se técnicas de condicionamento postural, trabalhando o alongamento, tônus muscular, flexibilidade e fortalecimento, proporcionando a sustentação da musculatura e favorecendo o equilíbrio corporal, com auxílio de aparelhos e acessórios específicos de resistência com molas e no solo. O método é realizado com precisão e pode ser praticado por pessoas de todas as idades e condicionamento físico, desde atletas até pessoas começando sua empreitada nas atividades físicas, inclusive por aquelas que sofrem com problemas ósseos e musculares ou até com dores crônicas. Portanto, este método é comprovadamente eficaz para você.


- “Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física,

vigora a mente e eleva o espírito.”

(Joseph Pilates).

Nossas professoras capacitadas em Educação Física e Fisioterapia Alba Rodrigues, Aline Bulhões e Natália Martins estão te esperando, com horários disponíveis todos os dias da semana no horário da sua preferência para conhecer este incrível método no espaço VidAtiva – Movimento e Bem-estar.

Agende já a sua aula primeira aula, que será particular, personalizando o método as suas necessidades, pelo telefone: 19 3518-8190, whatsapp: 19 95321-8036, site: www.vidativajaguariuna.com.br, Facebook: vidativa movimento e bem estar ou e-mail: vidativa@vidativajaguariuna.com.br.

“Se aceite da forma que você é.”

“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.”

“Sempre mantenha sua mente concentrada no objetivo do exercício que você está executando.”

“Realize seu exercício com o mínimo de esforço e o máximo de prazer.”

“É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo.”

“Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo.”

“Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O País inteiro, o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes”.

Joseph Pilates, 1965.”


Frases de Joseph Pilates (http://revistapilates.com.br/joseph-pilates/)

(informações retiradas de Joseph Pilates http://revistapilates.com.br/joseph-pilates/; Pilates, J. H. A Obra Completa de Joseph Pilates – Sua Saúde e o Retorno à Vida Pela Contrologia, Edição 1, PhorteEditôra Brasil, 240 p, 2010).

Destaques
Recentes
bottom of page