top of page

Alongamento axial no Pilates: Benefícios para a coluna vertebral, na prevenção e no alívio da hérnia

Na vida sempre buscamos o crescimento, seja profissional, social ou emocional. Nosso corpo reflete nossos sentimentos, portanto, vamos começar esta busca com simples atitudes no nosso cotidiano, para a conquista da harmonia e do bem-estar. O equilíbrio postural é um caminho para que essa mudança aconteça, e constitui um dos maiores benefícios do Pilates: “Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem” (Joseph Pilates).

Hoje nosso foco é o Alongamento axial, um dos fundamentos da Contrologia, ou, como conhecido por todos, Pilates.

Nas aulas de Pilates sempre dizemos aos nossos alunos: “cresça a coluna; imagine que você queira encostar sua cabeça no céu; imagine que seus pés estão enraizando no chão e ao mesmo tempo seu corpo cresce como uma árvore ao respirar; imagine que sua coluna é como uma bexiga comprida e que a cada respiração se enche, entre outras figuras de linguagem”. Essa forma figurada é usada como estímulo para que nossos alunos alcancem o alongamento axial e se beneficiem com um sentimento de alívio e espaçamento na coluna. Além dessas sensações, o alongamento axial se configura também muito benéfico para todos, na medida em que aos poucos vamos ganhando espaços entre as vértebras, na prevenção ou alívio de sintomas de algum tipo de degeneração vertebral, como abaulamento ou hérnias.

Podemos verificar que o primeiro passo para uma hérnia de disco é o abaulamento discal, que mostra uma degeneração e perda de espaço entre os discos vertebrais. Com o agravamento deste quadro temos diferentes níveis de hérnias.

Portanto, ATENÇÃO! Todos os dias devemos nos espreguiçar, nos alongar e buscar este crescimento axial. Imagine sempre que temos duas forças agindo em sentidos opostos, como exemplificado nas imagens abaixo:

Para os alunos de Pilates:

Esse fundamento deve ser lembrado em todas as aulas e em todos os exercícios, desde a concentração e preparação no início da sua sessão. Isso é necessário para garantir a não compressão de articulações e tensões musculares inadequadas, além de auxiliar na concentração buscando o movimento perfeito e fluido.

Apoio: VidAtiva Movimento e Bem-estar

Destaques
Recentes
bottom of page