top of page

Como o Pilates pode ajudar o desenvolvimento da criança.


Pilates para crianças

Existem grandes diferenças entre o estilo de vida das crianças de antigamente com a infância atual, desde os hábitos alimentares até mesmo às brincadeiras e a forma de gastar o seu tempo. As crianças tinham um costume maior de fazer atividades que envolvessem esforço físico através de brincadeiras de rua como pular corda, “amarelinha”, “esconde-esconde”, “queimada”, “polícia e ladrão”, carrinho de rolimã, entre tantas outras. Apesar de um ou outro machucado que pudesse acontecer, é um fato que uma vida agitada e com muita atividade física era mais saudável.

Hoje em dia por conta de inúmeros fatores sociais e culturais como o aumento da violência e o crescimento exponencial do uso de automóveis nos centros urbanos, as ruas realmente se tornaram um ambiente demasiadamente hostil para que as crianças possam brincar como antigamente, o que tem levado os pais a buscarem alternativas no mundo digital como forma de entretenimento para os seus filhos, como o computador, os videos games e o aumento do tempo em frente à televisão.

Além disso, o mundo têm se tornado um lugar muito competitivo, fator que explica porque tantos pais tem ocupado o tempo de seus filhos com aulas de inglês, cursos de reforço e aulas particulares. Somado à rotina corrida da escola, este sem dúvida é um estilo de vida estressante para uma criança.

E aí que o Pilates deixa de ser uma atividade alternativa e se mostra como uma solução. Além de evitar o sedentarismo, pode corrigir problemas de postura, aliviar a tensão e o estresse, entre outros grandes benefícios para a saúde.

Quais os benefícios do Pilates para a saúde da criança?

“Será que esta não é uma atividade muito puxada para uma criança?”, “Será que o seu desenvolvimento não pode ser comprometido?”, estes são os primeiros pensamentos que os pais tem em relação ao Pilates para crianças, mas a realidade é justamente o oposto. Dentre os inúmeros benefícios que o Pilates pode oferecer à saúde das crianças, estão:

  • Correção ou melhora da postura.

  • Melhor desenvolvimento do sistema locomotor.

  • Melhora do desempenho físico.

  • Melhora da capacidade de concentração.

  • Regulagem do sono.

  • Melhorias no humor e eliminação do estresse.

  • Benefícios para o sistema circulatório e digestivo.

Além do fato da criança crescer longe do sedentarismo e aumentar a propensão de se tornar um adulto adepto do estilo de vida saudável e a prática de atividades e exercícios físicos.

Para que a criança possa usufruir dos benefícios para a sua saúde e o trabalho possa garantir bons resultados, é recomendado que ela pratique Pilates ao menos duas vezes por semana, em aulas de uma hora.

Como despertar o interesse dos pequenos?

Os próprios métodos utilizadas para ensinar a criança a praticar Pilates, são atrativos quando realizados de forma divertida, descontraída e didática. As aulas são desenvolvidas de forma que cada criança entenda a lógica de seus exercícios, conforme a sua própria realidade, para que a sua atividade tenha sentido e não somente desperte o seu interesse, mas também ganhe a sua atenção.

Os exercícios são desenvolvidos de forma lúdica, de modo que se pareça com uma brincadeira, acessórios são utilizados como se fossem brinquedos, tais como: Bolas, rolos de espuma, discos de equilíbrio e rotação, rolos de espuma, entre outros. A montagem do ambiente também deve ser feita de forma que se torne atrativo, como se fosse um centro de atividades.

A partir de qual idade a criança já pode praticar Pilates?


Especialistas da área da saúde recomendam que crianças podem começar a praticar Pilates a partir dos 4 anos de idade, desde que sejam em turmas específicas com outras crianças que também possuam a sua faixa etária. O contato com outras crianças através das aulas, pode ajudar o desenvolvimento de suas habilidades sociais. Respeitando as limitações físicas de acordo com cada criança, não existem contra indicações para a prática de Pilates precocemente.


Destaques
Recentes
bottom of page