top of page

Movimento, Bem - Estar e Qualidade de Vida


Coluna Qualidade de Vida

Qualidade de vida é despertar a cada dia com o desejo de vivenciar com alegria o espetáculo que é viver. E se assim não for, resta o desafio para conquistá-la!

É por isso que aqui estamos com a proposta de apresentar motivos que incentivem à busca da qualidade de vida, tratada no sentido do bem-estar do corpo, da mente e do espírito. Entre as muitas pessoas que abordam esse tema, nos apresentamos como uma equipe que desenvolve atividades de condicionamento físico e terapêuticas com esse fim. Somos estudiosos e vibrantes com os resultados desse trabalho, o que nos compromete à transmissão do conhecimento que obtemos nesse caminho.

Essa abordagem conta com o apoio da publicação “Sua Saúde” de Joseph H Pilates, que foi uma mente brilhante no desenvolvimento do método denominado por ele de “Contrologia” e hoje conhecido mundialmente como Pilates.

Foi capaz de elaborar uma abordagem teórica sobre o modo de vida da sociedade humana que mascara a origem e os meios de cura dos males que os indivíduos enfrentam em sua existência.

A ideia construída e o sentimento das manifestações de desconforto no corpo, das doenças e do desânimo que se tornou frequente e justificável no dia-a-dia das pessoas inibe um novo olhar sobre o que pode ser conquistado para reverter estas situações com base no equilíbrio do ser.

“é discutível que a correta solução para as nossas doenças atuais possa estar apenas no reconhecimento de que o desenvolvimento normal do corpo e da mente é possível, não colocando o corpo contra a mente ou vice-versa, mas reconhecendo as funções mentais e as limitações físicas, para que a completa coordenação entre eles possa ser conquistada” (Joseph Pilates).

Pilates complementa essa ideia afirmando “que o equilíbrio entre corpo e mente é o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos princípios mecânicos que abrangem a estrutura do esqueleto, um completo conhecimento do mecanismo do corpo e uma compreensão total dos princípios de equilíbrio e gravidade, como nos movimentos do corpo durante a ação, no repouso e no sono” (Joseph Pilates).

Nesse contexto, atitudes de conhecimento de nosso corpo, do conjunto de sua função para a vida e de mudanças de hábitos, devem ser motivadas, especialmente nesses tempos com várias evidências postas, sobre o modo de vida que escolhemos e sobre o uso indiscriminado de medicamentos para alívio das dores, com sério comprometimento de sua eficácia em longo prazo. Comportamentos que firmam raízes na escolha da solução de problemas recorrentes.

“Um bom condicionamento físico é o primeiro requisito para a felicidade. Nossa interpretação da boa forma física é a obtenção e a manutenção de um corpo desenvolvido uniformemente com uma mente sadia, totalmente capaz de realizar natural, fácil e satisfatoriamente nossas numerosas e variadas tarefas diárias, com espontaneidade e prazer.

Para alcançar as mais altas realizações dentro de nossas capacidades em todos os momentos da vida precisamos constantemente nos esforçar para adquirir corpos fortes e saudáveis e desenvolver nossas mentes até o limite de nossa habilidade. Este mundo de progresso muito rápido, em que as pessoas estão sempre correndo mais e mais contra o tempo para atender às demandas da vida, força-nos a estarmos sempre bem-condicionados e atentos, para que tenhamos sucesso na competitiva corrida sem fim que permeia aqueles que procuram conquistar, mas deixa para trás aqueles que não buscam o que querem” (Joseph Pilates). [if !supportLineBreakNewLine] [endif]Nesse sentido, saber daquilo que não queremos e que nos torna infelizes é o primeiro passo para a mudança. Da mesma forma, podemos ter a consciência de que somos capazes e devemos mudar, assumindo a nossa responsabilidade nas escolhas das condições do viver. Para isso não devemos esquecer a importância do equilíbrio entre o trabalho, o descanso, a alimentação e o prazer, traduzido pelos momentos de lazer, como em uma viagem, no encontro com amigos, nas brincadeiras no parque, e outros.

“O homem que usa a inteligência com respeito à sua dieta, a seus hábitos de dormir e que se exercita corretamente está, sem sombra de dúvida, tomando os melhores medicamentos preventivos, oferecidos tão livre e abundantemente pela natureza” (Joseph Pilates).

Destaques
Recentes
bottom of page