YOGA

Yoga significa UNIÃO – união do corpo, mente e emoções.

Yoga é uma filosofia de vida, uma tradição de conhecimento, transmitida ao longo das gerações há 8000 anos.

Num primeiro momento, o Yoga foi visto pela sociedade ocidental como BEM ESTAR, utilizado para o tratamento de problemas de saúde e problemas emocionais, e foi dada a devida atenção somente às posturas para o cuidado com a saúde e bem-estar físico.Numa segunda fase, o Yoga foi visto como um convite ao bem estar e começou o interesse pela sua Filosofia. Já num terceiro momento, o Yoga passou a ser considerado como ATITUDE DE VIDA – a sociedade ocidental começou a buscar e refletir sobre os valores e conceitos da Filosofia do Yoga.

O Dr. Luís Mário Duarte – médico psiquiatra e neurologista – na apresentação da edição do livro “Yoga para nervosos”, nos explica os efeitos da prática do Yoga:

 

“As pesquisas de ponta em Neurociência mostram que nosso corpo e mente são um só. Essa verdade é antiga entre os yogues e sobre ela construíram sua prática transformadora. Quando o praticante de yoga assume uma posição corporal ou Ásana (...) todas as estruturas de sua consciência imediatamente respondem. A comunicação entre os neurônios e o jogo dos neurotransmissores são modificados, as redes neurais enfermas recebem informações para que se desfaçam. Novas redes se constroem de forma saudável. O cérebro encontra novos caminhos para pensar, agir e sentir (...) Por isso o Yoga é eficiente e se traduz em resultados terapêuticos para os enfermos e em manutenção da saúde para os hígidos. O Yoga utiliza o corpo-mente como instrumento de autoconhecimento. Com o Yoga nos desvelamos, descondicionamo-nos, descobrimos que somos e sempre fomos e sempre seremos Verdade, Consciência e Felicidade (...) Se o Yoga é uma ferramenta para este trabalho, a saúde e o bem-estar físico e mental serão uma consequência natural de sua aplicação.”